7 Tipos de Pisos e seus Prós e Contras!

7 Tipos de Pisos e seus Prós e Contras!

tipos-de-pisos-vantagens-e-desvantagens

 

Olá Pessoal! Estou de volta com um tema muito interessante e que vale a leitura, então vamos lá.

Para quem está reformando ou pior construindo há uma questão que assombra qualquer um neste momento, “QUAL PISO DEVO ESCOLHER?”.
Neste artigo vou listar 7 tipos de pisos que podem ser usados e seus prós e contras, para ajudar você a decidir qual se encaixa melhor as suas necessidades.

  • CERÂMICAS

    vantagens-e-desvantagens-do-piso-cerâmico

   A durabilidade das cerâmicas em geral é altíssima, elas duram mais de 20 anos facilmente, são absolutamente resistentes a água, então podem ser higienizadas e lavadas sem grandes preocupações. Há uma diversidade absurda de modelos de piso cerâmicos, cores, tamanhos, estilos e até texturas, basta ter bom gosto para escolher uma cerâmica que deixe sua casa LINDA! Feche os olhos e tente enxergar seu lar com o piso escolhido.
O preço do piso cerâmico é bem acessível em comparação a outros, levando em consideração a durabilidade e praticidade, vale o investimento.

Porém, nem tudo são flores. Em lugares com o clima mais úmido e frio o piso cerâmico pode gerar um desconforto com relação a sua temperatura em contato com os pés.
Se deve ter bastante cautela ao instalar as cerâmicas, por serem delicadas, podem se partir, com isso o ideal é que sempre se compre uma quantidade de peças a mais.

  • PORCELANATO

    vantagens-e-desvantagens-do-porcelanato

 Esse tem se popularizado muito nos últimos tempos, ele também é cerâmico, porém é composto por materiais nobres, versátil, tem muitas opções no mercado. O porcelanato tem uma variedade bem grande de acabamentos e texturas, por tanto, a variedade de preços é na mesma proporção. E sem dúvidas ele carrega sofisticação para o ambiente, seja ele em qualquer acabamento. É muito agradável aos olhos.

 Esse Material é bastante suscetível a manchas e riscos, logo deve se ter um certo zelo, se quiser mantê-lo com aspecto impecável.
O acabamento polido, que geralmente agrada muito pela estética, principalmente pelo brilho, não é muito prático, pois qualquer contato um pouco mais úmido faz marcas e qualquer sujeirinha reluz, se você é perfeccionista, vai enlouquecer.

  • LAMINADO DE MADEIRA

    vantagens-e-desvantagens-do-laminado-de-madeira

    O Laminado de madeira é bastante interessante, pois ele vai bem com praticamente todo tipo de decoração que você possa vir a ter na sua casa. São fabricados com madeira de reflorestamento.

     

 Prático na hora da limpeza, basta uma varrer e passar um pano úmido com produtos de limpeza adequados, sem mistério.

 Assim como a sua limpeza a instalação também é muito prática, não faz aquela sujeira toda e nem precisa de acabamento, no geral são de encaixe e fixados com o rodapé.

 Eles também não tem o problema de ser muito frio, principalmente para aqueles que gostam de andar descalços, no inverno sua casa estará mais aconchegante, do que, se tivesse um piso frio.

               Ele possui baixíssima resistência a água, nada de jogar água diretamente no laminado isso pode causar deformações, descasques e desbotamento.

  • GRANITO

     

    vantagens-e-desvantagens-do-piso-granito

O Granito é composto por três minerais, quartzo, feldspato e mica, o que torna ele muito resistente se comparado a todos os outros tipos de pisos que citei anteriormente.  Ele é muito prático no quesito higienização e quando um pouco desgastado (o que demora muito tempo para acontecer) pode ser novamente polido, o deixando com aspecto de novinho em folha novamente.
Porém todas essas vantagens tem o seu preço, o granito é um material com custo alto, devido a todas as suas vantagens e por ser um material pesado, o que dificulta o seu transporte e aumenta o seu preço.
No inverno pode ser bem gelado, o que só será um problema se você mora em lugares muito frios.
E o ideal é que seja feito um tratamento antiderrapante nas peças antes de  serem instaladas, pois quando molhadas ou úmidas podem ser uma armadilha, ficam absolutamente escorregadias.

  • MÁRMORE

    vantagens-e-desvantagens-do-piso-em-marmore

O Mármore é um material nobre e extremamente elegante, se a instalação for feita por um profissional minucioso, nem se vê as junções de uma peça a outra. Ele é macio e além de lindo, traz uma sensação de conforto. Absolutamente delicado você deve tomar diversos cuidados se usar este tipo de piso em sua casa. É um material poroso, o que o torna absorvente, por tanto, ele mancha com certa facilidade, caso algo caia no seu piso como vinho, gordura ou seu cãozinho fizer xixi no lugar errado, limpe imediatamente, ou terá que conviver com a mancha para sempre.
A limpeza deve ser feita diariamente, pois ele encarde com facilidade.

  • VINÍLICO

    vantagens-e-desvantagens-do-piso-vinilico

O piso vinílico chegou ao mercado com uma proposta irresistível, minimizar as dores de cabeça de uma obra. Ele é prático para ser instalado, sem sujeiras. É fabricado em PVC com minerais e pode ser instalado em qualquer ambiente interno. Para quem mora em apartamento é uma boa pedida, pois ele ajuda no isolamento acústico, proporciona conforto em qualquer estação do ano, com qualquer temperatura. Prático na hora da limpeza, não acumula poeira e o preço é bastante acessível.

 Apesar de sua instalação ser prática e sem sujeira, ela requer uma mão de obra especializada, pois caso a instalação não seja feita da maneira correta o piso pode ficar marcado ou diminuir consideravelmente sua durabilidade.

 Por falar em durabilidade, o piso vinílico tem um prazo de validade bem menor se comparado a outros tipos de pisos. O revestimento deve ser trocado em média dentro do prazo de 15 anos.

 Por ser um piso de PVC macio, pode ser marcado com facilidade, salto alto, mobília pontiaguda, são algumas das coisas que podem acarretar marcas no seu piso vinílico.

  • CIMENTO QUEIMADO

    vantagens-e-desvantagens-do-cimento-queimado

Foi justamente as vantagens do cimento queimado que o fizeram tendência nos últimos tempos. Ele é muito versátil, pode ser usado liso, com texturas, tom uniforme ou mesclando tons, se adicionamos pigmentos, podemos variar a sua cor também.  Se encaixa muito bem em qualquer decoração, do clássico ao contemporâneo. Sua durabilidade e resistência é enorme, você pode sambar de salto alto, arrastar móveis e seu piso estará intacto. O custo? É um dos mais baixos dentre todas as opções descritas aqui.

Você deve tomar muito cuidado quando o piso estiver molhado, pois ele escorrega bastante nessas condições. Investir em tapetes no inverno pode ser uma boa, o cimento queimado tende a ficar bem gelado no frio. E por fim certifique-se de que o seu piso foi impermeabilizado, caso contrário ele ficará suscetível a manchas quando em contato com líquidos.

 Espero que com essas informações eu tenha alcançado o meu objetivo de ajudar você na hora de decidir qual será o seu piso novo.  Os meus favoritos são o LAMINADO de MADEIRA e o CIMENTO QUEIMADO.  E o seu qual é? Deixe nos comentários!

Caso tenha alguma sugestão de matéria para o nosso Blog Imagine deixe nos comentários, farei o possível para atender os pedidos!

Ah!  E quando acabar a reforma ou construção, não esqueçam de mobiliar com a IMAGINE MÓVEIS! https://www.imaginemoveis.com.br

Um Beijo e até a próxima!

Luiza Paula <3

Compartilhar este post

Deixe uma resposta