Dê uma Cara Nova a um Móvel Velho!

Olá pessoal! Espero que estejam todos ótimos e plenos! Kkkkk. Hoje eu trago aqui uma dica, para você colocar as mãos na massa, que tal?

Quem conhece as peças da Imagine Móveis, sabe que nós só trabalhamos com móveis de verdade, robustos, duráveis. E eu sei que depois de alguns anos, a gente pode enjoar de alguma peça, com isso, hoje eu vou falar um pouquinho sobre uma técnica de pintura que vai mudar completamente a cara daquele móvel que você não aguenta mais….  Me acompanhe nessa matéria!

Conheça a técnica de Pátina com a Imagine Móveis!

A Pátina originalmente é uma reação química que acontece em metais quando expostos ao clima e tempo cronológico, essa reação gera um nuance de cor dando um aspecto antigo ao material.
Essa reação química muito interessante, inspirou vários artesãos, que criaram a técnica da Pátina em MADEIRA.
Essa técnica além de reutilizar e restaurar, ainda agrega um estilo clássico e sofisticado, por trazer à tona justamente o tempo, a qualidade e destacando os detalhes da peça.

Mãos à Obra…

Você vai precisar de:

– Uma Trincha de cerdas macia.

– Uma Trincha de cerdas dura.

– Lixa grossa para madeira.

– Lixa fina para madeira.

– Fundo nivelador. (parece tinta látex)

– Tinta esmalte de duas ou mais cores.

Você pode fazer a Pátina em qualquer mobília de madeira, o ideal é que você retire puxadores ou detalhes metálicos e vidros, caso o móvel que escolheu os tenha.

1 – Lixe… lixe… Lixe…

Lixe o móvel todinho, de preferência no mesmo sentido. Você não precisa deixar a peça no osso, basta tirar o verniz e deixa-lo lisinho.

2 – Aplique o Fundo Nivelador.

Com a Trincha Macia aplique o fundo nivelador em toda a peça, inclusive nos cantinhos e sempre no mesmo sentido. Deixe Secar. O fundo nivelador faz com que a tinta não venha a descascar após a secagem. Para um bom resultado final essa etapa é essencial. 😉

3 – Hora de Começar a Pintura.

Também com a Trincha Macia pinte toda a peça da cor que você quer de fundo e predominante na pintura. (Na maioria das vezes esse fundo é feito com uma cor clara, mas isso não é uma regra) Movimentos sempre na mesma direção. Deixe secar. Faça uma segunda demão. Deixe secar.

4 – Pátina!!!!!

Com a Trincha Dura com movimentos leves e o pincel com bem pouquinha tinta, quase seco, passe com leveza por toda a superfície do móvel, busque colorir as quinas e detalhes sobre salientes da peça. Deixe secar. Caso queira uma Pátina colorida, repita o passo 4, com outras cores também. Deixe secar

5 – Rústicão…

Caso você queira um acabamento mais rústico, passe por toda a peça uma lixa fina, até chegar no efeito que você busca. Seu móvel velho, agora estará NOVO e o melhor, exclusivo!

Eu particularmente adoro Pátina, todos os detalhes do quarto da minha filha quando nasceu, eram em Pátina com o fundo verde militar e a Pátina em Lilás. <3

Faça a experiência aí na sua casa, naquele móvelzinho cansado e me conte o resultado nos comentários! 😉

Confira as imagens de peças em Pátina, a seguir: 


patina

Espero ter ajudado com essa matéria, que foi feita com muito AMOR e CARINHO.
Um beijão, Luiza Mendes!
Equipe Imagine Móveis

Compartilhar este Post!

Sobre o autor : imaginemoveis

Luiza Deolindo

Comentário sobre

Deixe uma resposta