Como Limpar e Conservar seu Móvel de Madeira.

Como Limpar e Conservar seu Móvel de Madeira.

Como limpar e conservar meu móvel de madeira?

Essa é uma dúvida que muita gente tem, até por que no mercado existem produtos que prometem limpar e tratar o seu móvel e o efeito é justamente o contrário. Também existem aquelas receitas caseiras e mirabolantes da vovó, que por incrível que pareça, muitas são eficazes. Confira neste post dicas para manter o seu móvel de madeira sempre limpinho e com aquela carinha de móvel novo.

Limpeza Diária: Cuidado com o tipo de tecido do pano de limpeza que vai ser usado, ele deve ser bem macio e levemente umedecido, somente com água, ou no máximo sabão neutro. Lustra-móveis não é recomendado, pois pode causar manchas e/ou estragar o acabamento e pintura do seu móvel.

O ideal é que o pano seja de uso exclusivo para a limpeza dos seus móveis, por que os panos com outras funções podem ter aderido areias e outras partículas que provavelmente irão arranhar o seu móvel. E lembre-se o pano úmido a ser usado deve ser quase seco para não manchar sua peça.

Limpando

Sol nem pensar: A não ser que seu móvel tenha passado por algum processo que o permita ficar exposto, evite esta exposição. Ela fará seu móvel desbotar e ficar com aquela cara de móvel velho e ressecado. Logo, se não é esse o aspecto que você busca para a sua mobília de madeira, não o deixe exposto a luz solar direta.

Banco Asiático

Corra da UMIDADE: Reforçando o que já foi dito no “Limpeza Diária” o pano deve ser quase seco, pois a madeira com água não é uma boa combinação. Evite apoiar copos, pratos ou usar panos encharcados na limpeza do seu móvel. Uma boa dica também é sempre deixar sua peça de madeira pelo menos dois dedos de distância da parede, assim ela não absorverá a umidade da casa, o que evita que o fundo mofe e/ou fique estufado.

Móvel mofado

 Cera de abelha de vez em quando cai bem: Uma vez a cada 30 dias é bom higienizar seus móveis de madeira e passar um pouco de cera de abelha. Essa providência dará uma renovada na cor das suas peças e ainda preencherá as ranhuras que por muitas vezes são feitas com tempo de uso.

Móvel mofado

Cuidados básicos:

  • Muito cuidado ao mudar o seu móvel de lugar, ao arrastá-lo poderá comprometer a estrutura do móvel e deixa-lo mole. Sempre que possível o carregue alinhado, se for um móvel muito pesado, o desmonte para movê-lo.
  • Busque fazer a manutenção de dobradiças, parafusos e puxadores com regularidade, as fibras da madeira se expande e se contrai de acordo com a temperatura do ambiente, o que pode deixar as ferragens tanto frouxas, quanto apertadas de mais.

Tome cuidado ao colocar peso sobre o seu móvel, procure distribuí-lo para não criar envergaduras e nem empenar o seu móvel de madeira.

Esperamos sempre poder ajudar!

Equipe Imagine Móveis

Compartilhar este post

Deixe uma resposta